Blog

Rapha-Doce-Encanto

07/03/2012 17:21

 

07/03/2012

[Resenha] O Mendigo, Edson José da Silva Santos

 
Autor: Edson José da Silva Santos
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579232428
Páginas: 236
 
Adicione no skoob: aqui.
 
Compre: R$ 32,00 (Ed. Baraúna)
 
Conheça o blog do autor:
 
Sinopse: Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.
 
"Se um amigo não se interessar pelo problema do outro, para que então vai servir a amizade?"
Pag. 86
 
Inspirador... não há melhor palavra que defina o livro O Mendigo, de Edson Santos.
 
A obra nos conta a estória de Herbert, O mendigo. "O mendigo" e não "um mendigo", porque ele é diferente: se comunica bem, é tranquilo, sereno e absurdamente inteligente, não apenas no quesito escolar, mas principalmente na vida, aliás nosso "mendigo" nos dá uma aula à parte, sempre com uma frase de conforto e sábios conselhos a passar.
 
É por essas características que Herbert acaba se tornando amigo de Marcos, um jovem que o surpreende pelo tratamento gentil, muito incomum visto que ele era uma mendigo e geralmente (e infelizmente) o único tratamento que recebia das outras pessoas era grosseiro. Porém Herbert se espanta ainda mais ao conhecer os amigos de Marcos, super simpáticos e educados, logo se apegam a ele, apenas Sandra, a "fútil" do grupo, não aceita essa amizade.
 
O livro gira em volta desses personagens, Herbert com suas grandes lições e Marcos e sua turma, mostrando-nos como é importante e gratificante a solidariedade. Porém o tempo todo há uma grande curiosidade: como Herbert se tornara um mendigo?Questão que será resolvida apenas nas últimas páginas.
 
O que mais gostei na história são os grandes aprendizados que obtive, até porque acredito que uma leitura só valha a pena se o leitor, ao final desta, conseguir realmente aprender algo que possa aplicar à sua vida. Sei que não vou conseguir ser tão sensível quanto Herbert, mas garanto que já não sou a mesma Rapha do começo da leitura.
 
O Mendigo é um livro que indico para todas as idades e gêneros e principalmente para quem busca se tornar cada dia uma pessoa melhor :)
 
 

 

Behind the words

07/02/2012 11:51

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

[Resenha] O Mendigo - Edson Santos

 
O Mendigo


Autor: Edson Jose da Silva Santos 
Número de páginas: 235 páginas 
Editora:  Baraúna


Sinopse: Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.







O que você pensa ao ver um Mendigo?


A história se inicia de uma forma comum, alguns adolescentes de classe média estão jogando bola, quando um deles acaba acertando com a bola num homem que estava passando pela rua.
Marcos, o mais velho da turma decidi ir ajudar o senhor que estava no chão, quando descobre que aquele homem é um simples mendigo, mas isso não faz ele mudar sua atitude, ajuda o senhor a se levantar e a limpar seus machucados.
Dias depois quando os garotos estavam sentados na calçada, o mendigo aparece novamente e Marcos logo se aproxima do mesmo e se apresenta, e descobre o nome do homem, Herbert. Ele conta que mora junto com outras duas pessoas e que onde mora há mais pessoas que passam necessidades, mas sempre estão ajudando uns aos outros. Essa revelação deixa Marcos realmente emocionado. Herbert apesar de ser um homem pobre de dinheiro é um homem muito rico de sabedoria.
Ao decorrer da história conhecemos melhor cada personagem, cada um dos adolescentes e até mesmo a história emocionante de Herbert. Cada experiência de vida que Herbert já viveu ou presenciou se torna uma grande lição a todos. A visão da vida é diferente para ele, e é isso que torna o livro ainda mais emocionante. Ele quebra todos os preconceitos e conceitos que a própria sociedade criou. 
Como não quero contar muito sobre essa história, vou resumir essa história em apenas algumas palavras: Extremamente emocionante e com uma mensagem muito importante.
 
Esse livro realmente me impressionou, não somente por ser contada por um personagem diferente, mas pelas mensagens, pelas palavras. 
Está sendo um pouco complicado fazer esta resenha, pois acho que nada que eu escreva chegará aos pés deste livro. O Edson realmente me impressionou. 
A cada diálogo de Herbert é uma emoção diferente, é uma lição de vida (essas sim são as palavras certas).
Acho que todos deveríamos ler esse livro, porque após a leitura começamos a refletir melhor sobre nossas atitudes do dia-a-dia e sobre o que chamamos de certo e errado. (Pelo foi sobre isso que refleti bastante).
Livro extremamente recomendando e que ganhou sem dúvida alguma minhas 5 estrelas. 
Não deixem de ler esse livro pessoal, é sério. rs
 
PLAYLIST: Gustavo Lima - 60 segundos 

O mendigo

05/02/2012 19:54

Resenha

Magnífico!

04/02/2012

Um distinto mendigo, amigos de bons corações; reflexões sobre a vida, sobre os sentimentos, sobre os desvios de conduta, sobre solidariedade, enfim, este é um livro que trata do real e das dificuldades e belezas de viver em tal real, trata de assuntos extremamente importantes e atuais. Devorei as páginas e emocionei-me, refleti em muitos momentos e tenho certeza de que quem ler este livro se emocionará também com as palavras e exemplos do querido Herbert, o mendigo – protagonista desta bela obra tecida com esmero e competência pelo querido Edson Santos, meu recente amigo.
Grande abraço, querido! E sucesso em seu trabalho neste árduo caminho que é o das letras, e artes.

Elder Prates – www.elderprates.com

Resenha skoob

27/01/2012 02:03

spoiler visualizar

kely 29/12/2011

Simples e objetiva

29/12/2011

O livro narra a história de Herbert, um mendigo que chama atenção por dar uma verdadeira lição de vida, solidariedade e humanidade.

Os três primeiros capítulos mostram com clareza a personalidade de cada um do grupo de seis jovens que vão acompanhar o Herbert nessa história repleta de bons pensamentos, bons conselhos e excelentes exemplos de uma vida digna.

A patir do quarto capítulo, cada conversa dialogo que envova o Herbert é o mesmo que participar de uma aula sem necessariamente estar em uma escola. É impressionante a maneira com que ele quebra conceitos tão bem enraizados em nossa cultura. Cada frase dele já é por si só uma reflexão. Eu vou citar duas delas:

"Algumas pessoas tentam aprender com o sofrimento, outras se entristecem com ele e outras o maldizem. Eu preferi seguir o primeiro grupo"

"O verdadeiro amor é como a respiração. É tão sublime e ao mesmo tempo suave que a gente nem percebe... A não ser que falte"


Esse livro é simplemente RECOMENDÁVEL

blog Jem Sem Fronteiras▆

18/03/2011 15:55

 

Edson Santos

 

 

 

  • Quem é você? 
Edson José da Silva Santos. Natural de Recife-PE. Sou músico, compositor, arranjador, professor e maestro.
Poeta, desenhista e escritor.
  • Porque você começou a escrever? E qual a sensação de ter seu livro publicado?
Eu sempre gostei de ler e a vontade de escrever nasceu junto com o gosto pela leitura.Para mim, a sensação de ter um livro publicado é a mesma de ter um filho.
  • Você já pensou na possibilidade do seus livros virarem best-seller e tornarem-se filmes? Se sim quem você gostaria que fossem os atores principais?
Acredito que todo autor tenha o desejo de ver o seu livro entre os melhores, no entanto se O MENDIGO virar filme ou mine série, eu confio ao diretor a escolha dos atores.
  • Você acha que a literatura nacional está sendo desvalorizada? Porque? Como melhorar isso?
Pelos leitores não! Mas acredito que o Ministério da Cultura poderia fomular um projeto para que os livros nacionais ficassem com um preço mais acessível.
  • Fale sobre seus livros e como fazemos para consegui-los.
O mendigo é um livro que aborda o valor de uma amizade sincera e a questão da família no seu papel para a sociedade.
No blog: edsonsantosescritor.blogspot.com tem a discrição de cada personagem e a sinópse do livro.
Por enquanto à venda só é feita pelo site: www.editorabarauna.com.br
 
Agradeço muito pela oportunidade de entrevistá-lo foi uma honra.

entrevista para o blog up read

17/03/2011 11:05

quarta-feira, 9 de março de 2011

Nova Geração Literária: O Mendigo - Edson Santos

Olá leitores&leitoras

Quarta-Feira é dia de, por meio de uma entrevista, conhecer um autor dessa nova geração literária. A querida Duda achou o Edson, autor indicado de hoje, pelo skoob. O personagem central do livro, um mendigo, despertou a nossa curiosidade, então "interrogamos" o Edson, e descobrimos várias coisas. O resultado de tal interrogatório, vocês conferem nesse post.
 
~*~
 
Título: O Mendigo
Autor: Edson José da Silva Santos
Editora: Baraúna
Sinopse: 
Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa.
É um homem que usa a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.
 
Edson, para quem não o conhece. Apresente-se.
Olá amigos!Meu nome é Edson José da Silva Santos. Natural de Recife - PE, residente ( até o momento ) em Manaus - AM.
Sou maestro, compositor, arranjador e professor de música. Poeta, escritor e desenhista artístico. Autor e compositor da peça teatral: Deus pai, mãe natureza.
Além das artes, sou um apaixonado por psicologia e astronomia.
 
Quando foi que você decidiu que seria escritor? Você tem algum autor que te inspirou a ser escritor ou a escrever sua obra?
 Ainda na 4ª ou 5ª serie do ensino fundamental, em uma redação de tema livre, eu escrevi um conto denominado: O quinto andar. A minha professora espantou-se e me indicou o Liceu de Artes de Pernambuco para que eu desenvolvesse essa arte. Desde então surgiram várias idéias, mas só em 2010 eu decidi investir nesse projeto.
Quanto a ter inspiração em algum autor, a resposta é não! Até porque meu gosto pela leitura é bastante eclético.
 
Como é ser um autor novo, em meio a esses autores de tanto sucesso que temos hoje em dia?
 É desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. Quanto mais autores bons existirem, mais procuraremos melhorar o nosso trabalho e o leitor terá mais e melhores opções de escolha.
 
    
Você mandou seu livro para muitas editoras? Como foi quando você soube que a Editora Baraúna ia publicar seu livro?
Eu havia feito uma lista com 12 editoras para enviar o texto, mas das cinco primeiras, três me enviaram proposta em menos de uma semana e a Baraúna foi a mais condizente com a minha necessidade.
 
O mendigo é o seu primeiro livro escrito? Conte-nos sobre ele e sua estória.
 Sim, é o primeiro! É mais um sonho que se realiza. É um livro que veio amadurecendo paulatinamente e quando, por fim, decidi escrevê-lo, precisei de pouco mais de três meses.
A estória narra de maneira simples e objetiva a importância da verdadeira amizade, independe de: religião, faixa etária, etnia, posição social... etc.
 
Edson, entre tantos temas no mundo, por que tratar de um mendigo? O que lhe motivou a isso?
 Durante toda a minha vida me deparei com vários mendigos e é impressionante como muitos deles conseguem enxergar a verdadeira beleza da vida enquanto nós, que presumivelmente temos tudo, não acreditamos que essa beleza exista.
 
Esse mendigo parece ser um tipo bem peculiar, uma vez que ele tira de seu sofrimento lições de vida. De onde veio a inspiração, baseado em que você montou a personalidade do personagem?
 Em dois mendigos da vida real ( que, por sinal, estão na dedicatória do livro ): Antonio, por sua alegria de viver e " Vó " pela forma conselheira de falar. Essas duas pessoas mostraram através de exemplos ( e não de palavras ) que só se conhece a verdadeira felicidade quem sabe enxergar a infelicidade alheia, pois enquanto houver miséria na terra, a humanidade toda sentirá, de forma direta ou indireta, suas conseqüências.
 
Edson ao lermos o seu site sobre a obra, percebemos que no livro também está envolvido um grupo de adolescentes, qual é a importância deles para o desenrolar da trama?
 As crianças e os adolescentes, de forma geral, têm uma sede grande de informação, para elas não basta saber o que! Elas querem saber o porque!
A linguagem do mendigo, por vezes, torna-se filosófica e neste caso não adianta achar bonito o que é falado se essas palavras não forem compreendidas, daí a importância dos adolescentes buscarem o significado real do que foi dito.
Além desse propósito, o livro trás uma abordagem sobre a educação familiar, já que a família é a célula da sociedade e a melhor fase para retratar uma família, acredito eu, é a adolescência.
 
Edson, você já tem algum outro projeto em mente? Se sim, conte-nos.

Sim! Estou na fase de acabamento do segundo livro: O Mendigo, com subtítulo: O valor de um exemplo. O terceiro está em andamento ( 5º capítulo ) e o quarto livro já está no esboço. 
Obs: Ainda não posso informar os títulos desse dois últimos, mas o terceiro é um suspense e o quarto, uma história de amor " impossível ".

                                                                                                                                                                      
Edson para terminar, o espaço é todo seu. Deixe um recado, informações, etc... Para os leitores do Up Read.
Primeiro quero agradecer ao Up Read pelo espaço e pelo apoio e salientar a importância desta idéia, que contribui e muito para divulgação de novos autores.
Para quem desejar ter mais informações ou contato com o autor pode digitar:
  
Outras opções: skoob
 
~*~
 
Edson a galera do Up Read é que agradece! Estou ansiosa para ler e resenha o livro! Sucesso!
 
Gostaram? Eu adorei, o Edson foi super gentil conosco. Pretendo resenhar o livro, logo! Espero as opiniões de vocês, beijos!  Heloisa Pacheco*
<< 1 | 2

Blog

blog segredos em livros

10/08/2012 17:56
Zilda Mara 08/08/2012 O Mendigo Sempre estou em busca de novos autores nacionais e conheci o livro de Edson Santos através do blog da querida Cia do Leitor. Imediatamente, ao ler a sinopse do livro fiquei encantada e decidi ler o livro. O livro foi cedido pelo autor para ser resenhado e...

blog leitura maravilhosa

10/08/2012 17:52
    KATIELLE 06/08/2012 O Mendigo Não sei exatamente o que escrever, pois tenho sentimentos controversos em relação a ele. Eu gostei do livro, tem uma história bonita, mas não é uma coisa que tenha prendido a minha atenção. Conta a história de um grupo de amigos,...

blog no limite da leitura

10/08/2012 17:50
  5.0 | Camila 25/07/2012 Logo no início somos apresentados a um grupo de adolescentes que moram no mesmo bairro e estão sempre convivendo juntos: Marcos, Carlos, Marcelo, Márcia, Simone e Sandra (acho que não me esqueci de ninguém). Durante uma brincadeira...

blog segredo sem livros

10/08/2012 17:49
Fernanda Camilo 29/06/2012 Resenha: O Mendigo O livro acompanha a trajetória de Herbert, um mendigo que se destaca por dar uma verdadeira lição de vida, superação, solidariedade e humanização. Adolescentes de classe média estão jogando bola, quando um deles acerta com a bola no homem...

Carolina

10/08/2012 17:46
Carolina Durães 17/06/2012 O Mendigo Nesse domingo, acordei cedo e bati o olho na minha mesa e vi o livro. Peguei o livro em mãos e ao olhar a capa, ao mesmo tempo tão simples e tão bela, não resisti e comecei a ler no mesmo instante. Foi uma surpresa deliciosa folhear essa estória e perceber...

cia do leitor

10/08/2012 17:44
O MENDIGO Tenho sido agraciada com presentes maravilhosos chamados livros, e os últimos livros que li, tirei o melhor deles, os mais belos exemplos de vida e solidariedade. Estou feliz por isso. Um belo dia encontrei na internet um livro com uma capa simples, porém, expressiva. Àquele par...

blog da nica

10/08/2012 17:39
Extasiante lição de vida! "- Então, como vocês viram, quando dividimos as alegrias, multiplicamos as possibilidades de sermos felizes, mas quando agimos de maneira egoísta só aumentamos o nosso problema. Sabem, meus caros jovens? Eu tenho sempre que saber o meu valor, mas nunca acreditar que...

blog doce encanto

10/08/2012 17:37
Rapha 07/03/2012 O Mendigo, Edson Santos - Resenha no Doce Encanto "Se um amigo não se interessar pelo problema do outro, para que então vai servir a amizade?" Pag. 86 Inspirador... não há melhor palavra que defina o livro O Mendigo, de Edson Santos. A obra nos conta a estória de...

resenha pelo blog behind

10/08/2012 17:31
Jacqueline 6/02/2012 O que você pensa ao ver um Mendigo? A história se inicia de uma forma comum, alguns adolescentes de classe média estão jogando bola, quando um deles acaba acertando com a bola num homem que estava passando pela rua. Marcos, o mais velho da turma decidi ir ajudar o...

Nicas Drafts

07/03/2012 17:57
  quarta-feira, 7 de março de 2012 Resenha: O Mendigo Postado por Nica às 17:00   Olá Galerinha!!!!!!!!!!!! Hoje é dia de .... RESENHA!!! Essa semana estou lendo bastante coisa e quero colocar mais que uma resenha no ar.. Será que consigo?! Vamos...
1 | 2 >>