Nicas Drafts

07/03/2012 17:57

 

quarta-feira, 7 de março de 2012

Resenha: O Mendigo

Postado por Nica às 17:00
 

Olá Galerinha!!!!!!!!!!!!
Hoje é dia de .... RESENHA!!! Essa semana estou lendo bastante coisa e quero colocar mais que uma resenha no ar.. Será que consigo?! Vamos ver!
Gostaria de "dizer", de antemão, que o livro resenhado hoje foi muito especial para mim! Não só pela história, que é maravilhosa, mas também pela dedicação e simplicidade do autor, Edson Santos.
Espero que vocês se encantem pelo romance de O Mendigo tanto quanto eu!
 

Livro: O Mendigo
Autor: Edson Santos
Editora: Baraúna
Páginas: 235
Skoob / Onde Comprar
Sinopse

Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.
 
 
"- Então, como vocês viram, quando dividimos as alegrias, multiplicamos as possibilidades de sermos felizes, mas quando agimos de maneira egoísta só aumentamos o nosso problema. Sabem, meus caros jovens? Eu tenho sempre que saber o meu valor, mas nunca acreditar que sou o único a ter valor."
 
E é com esse quote que gostaria de começar a resenha de O Mendigo. O livro conta a incrível história de amizade de Herbert, um mendigo diferente - com uma grande facilidade com as palavras, que nos encanta com seus sábios dizeres e sua lição de vida -, e um grupo de amigos que mora em uma vila de classe média formada por Marcos (um tipo de líder da turma), Marcelo (aspirante a jogador profissional), Carlos (o artista da turma), Sandra (uma menina mimada e interesseira - teoricamente), Simone (estudante de psicologia) e Márcia (estudante de medicina).
 
O acaso coloca Herbert no caminho dos "meninos da vila" e eles acabam criando uma relação de amor e amizade verdadeira. Uma relação que está acima de classe social, de raça, de Educação... Herbert mostra para o grupo de amigos que nem todos os mendigos são ladrões, que nem todos os mendigos estão nas ruas por opção e, mais ainda, que TODOS tem algo a oferecer! 
 
"E quem não sabe ser grande diante das pequenas coisas, será pequeno diante das grandes, porque uma árvore não aparece da noite para o dia, ela começa com uma pequena semente."
 
Através de diálogos carregados de ensinamentos morais, lições de amor e perdão, O Mendigo nos faz refletir diante de nossas próprias dificuldades interpessoais e sociais. Nos faz pensar em nossos sonhos, naquilo que estamos fazendo hoje para os alcançar em um futuro nem tão distante assim. Nos faz analisar nossos comportamentos diante de determinadas situações. Nos faz rever nossos conceitos sobre a solidariedade e o ajudar ao próximo. Nos traz a dura realidade de que somos reflexo daquilo que vemos em casa, "o exemplo".
 
"(...) todo pai quer o melhor para o seu filho, mas poucos são os que se dão conta de ele próprio pode e deve ser o melhor presente que um filho tem a receber para ter um futuro na retidão."
 
Ainda, posso dizer que é um livro de superação, tanto da turma da vila quanto do nosso protagonista e mestre, Herbert. Ao longo do livro vamos conhecendo um pouco sobre a história de vida dessa personagem que nos encanta com sua simplicidade e eloquência. O Mendigo é o tipo de leitura que deveria ser inserida em nossas escolas e, digo mais, aquele tipo que todo pai e mãe deveriam ler a fim de perceberem a si mesmos em muitas das atitudes de suas crianças! Principalmente no que diz respeito a mimos e protecionismo exagerados!
 
Eu mais do que recomendo e espero que os leitores do Drafts da Nica deem uma chance a esse nosso querido autor e a seu magnífico romance sobre a VIDA!
 
"(...) porque o sentimento é a visão do coração e o coração enxerga a alma."
 
Mais informações (aqui)