entrevista para o blog up read

17/03/2011 11:05

quarta-feira, 9 de março de 2011

Nova Geração Literária: O Mendigo - Edson Santos

Olá leitores&leitoras

Quarta-Feira é dia de, por meio de uma entrevista, conhecer um autor dessa nova geração literária. A querida Duda achou o Edson, autor indicado de hoje, pelo skoob. O personagem central do livro, um mendigo, despertou a nossa curiosidade, então "interrogamos" o Edson, e descobrimos várias coisas. O resultado de tal interrogatório, vocês conferem nesse post.
 
~*~
 
Título: O Mendigo
Autor: Edson José da Silva Santos
Editora: Baraúna
Sinopse: 
Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa.
É um homem que usa a sua experiência de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.
 
Edson, para quem não o conhece. Apresente-se.
Olá amigos!Meu nome é Edson José da Silva Santos. Natural de Recife - PE, residente ( até o momento ) em Manaus - AM.
Sou maestro, compositor, arranjador e professor de música. Poeta, escritor e desenhista artístico. Autor e compositor da peça teatral: Deus pai, mãe natureza.
Além das artes, sou um apaixonado por psicologia e astronomia.
 
Quando foi que você decidiu que seria escritor? Você tem algum autor que te inspirou a ser escritor ou a escrever sua obra?
 Ainda na 4ª ou 5ª serie do ensino fundamental, em uma redação de tema livre, eu escrevi um conto denominado: O quinto andar. A minha professora espantou-se e me indicou o Liceu de Artes de Pernambuco para que eu desenvolvesse essa arte. Desde então surgiram várias idéias, mas só em 2010 eu decidi investir nesse projeto.
Quanto a ter inspiração em algum autor, a resposta é não! Até porque meu gosto pela leitura é bastante eclético.
 
Como é ser um autor novo, em meio a esses autores de tanto sucesso que temos hoje em dia?
 É desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. Quanto mais autores bons existirem, mais procuraremos melhorar o nosso trabalho e o leitor terá mais e melhores opções de escolha.
 
    
Você mandou seu livro para muitas editoras? Como foi quando você soube que a Editora Baraúna ia publicar seu livro?
Eu havia feito uma lista com 12 editoras para enviar o texto, mas das cinco primeiras, três me enviaram proposta em menos de uma semana e a Baraúna foi a mais condizente com a minha necessidade.
 
O mendigo é o seu primeiro livro escrito? Conte-nos sobre ele e sua estória.
 Sim, é o primeiro! É mais um sonho que se realiza. É um livro que veio amadurecendo paulatinamente e quando, por fim, decidi escrevê-lo, precisei de pouco mais de três meses.
A estória narra de maneira simples e objetiva a importância da verdadeira amizade, independe de: religião, faixa etária, etnia, posição social... etc.
 
Edson, entre tantos temas no mundo, por que tratar de um mendigo? O que lhe motivou a isso?
 Durante toda a minha vida me deparei com vários mendigos e é impressionante como muitos deles conseguem enxergar a verdadeira beleza da vida enquanto nós, que presumivelmente temos tudo, não acreditamos que essa beleza exista.
 
Esse mendigo parece ser um tipo bem peculiar, uma vez que ele tira de seu sofrimento lições de vida. De onde veio a inspiração, baseado em que você montou a personalidade do personagem?
 Em dois mendigos da vida real ( que, por sinal, estão na dedicatória do livro ): Antonio, por sua alegria de viver e " Vó " pela forma conselheira de falar. Essas duas pessoas mostraram através de exemplos ( e não de palavras ) que só se conhece a verdadeira felicidade quem sabe enxergar a infelicidade alheia, pois enquanto houver miséria na terra, a humanidade toda sentirá, de forma direta ou indireta, suas conseqüências.
 
Edson ao lermos o seu site sobre a obra, percebemos que no livro também está envolvido um grupo de adolescentes, qual é a importância deles para o desenrolar da trama?
 As crianças e os adolescentes, de forma geral, têm uma sede grande de informação, para elas não basta saber o que! Elas querem saber o porque!
A linguagem do mendigo, por vezes, torna-se filosófica e neste caso não adianta achar bonito o que é falado se essas palavras não forem compreendidas, daí a importância dos adolescentes buscarem o significado real do que foi dito.
Além desse propósito, o livro trás uma abordagem sobre a educação familiar, já que a família é a célula da sociedade e a melhor fase para retratar uma família, acredito eu, é a adolescência.
 
Edson, você já tem algum outro projeto em mente? Se sim, conte-nos.

Sim! Estou na fase de acabamento do segundo livro: O Mendigo, com subtítulo: O valor de um exemplo. O terceiro está em andamento ( 5º capítulo ) e o quarto livro já está no esboço. 
Obs: Ainda não posso informar os títulos desse dois últimos, mas o terceiro é um suspense e o quarto, uma história de amor " impossível ".

                                                                                                                                                                      
Edson para terminar, o espaço é todo seu. Deixe um recado, informações, etc... Para os leitores do Up Read.
Primeiro quero agradecer ao Up Read pelo espaço e pelo apoio e salientar a importância desta idéia, que contribui e muito para divulgação de novos autores.
Para quem desejar ter mais informações ou contato com o autor pode digitar:
  
Outras opções: skoob
 
~*~
 
Edson a galera do Up Read é que agradece! Estou ansiosa para ler e resenha o livro! Sucesso!
 
Gostaram? Eu adorei, o Edson foi super gentil conosco. Pretendo resenhar o livro, logo! Espero as opiniões de vocês, beijos!  Heloisa Pacheco*